Anos de ouro

Nas décadas de 40 e 50, auge da era do rádio no Brasil, surge duas musas capazes de gerar até rivalidade entre seus fãs: Marlene e Emilinha Borba.

Marlene, nascida com o nome de Victória Bonaiutti de Martino, começou sua carreira na rádio Tupi e, para esconder de sua família que não aprovava o envolvimento na carreira artística, escondeu sua verdadeira identidade.

Com a desaprovação de sua família, ela foi para o Rio de Janeiro e começou a cantar em um cassino e depois em uma boate, mas foi no rádio que ela conseguiu sucesso.

Emilinha Borba, também contrariando um pouco a vontade de sua mãe, ainda menina apresentava-se em diversos programas de auditório e de calouros.

Cantando de rádio em rádio daquela época, formou a dupla “As Moreninhas”, juntamente com Bidú Reis, porém, a dupla duraria pouco e Emilinha passou a cantar sozinha e foi contratada de Imediato pela Rádio Mayrink Veiga. Mas foi na Rádio Nacional, em 1942, que ela alcançou o auge de sua carreira.

As Rainhas do Rádio

Emilinha Borba era, nessa época, a maior estrela da Rádio Nacional e também vencedora por anos consecutivos do concurso Rainha do Rádio.

No ano de 1949, Emilinha mais uma vez era dada como vencedora desde o início do concurso, porém, quem ganhou de forma espetacular foi Marlene. Esta recebia o apoio da empresa Companhia Antarctica Paulista, que estava prestes a lançar um novo produto no mercado e, com a popularidade do concurso, pretendia usar a imagem de Marlene como propaganda. Em troca, ela ganhou um cheque em branco, para que pudesse comprar quantos votos fossem necessários para sua vitória. Marlene foi eleita com mais de 500.000 votos, Ademilde Fonseca ficou em segundo lugar e Emilinha em terceiro. Assim, originou-se uma grande rivalidade entre os fãs das duas cantoras, que, na verdade, gerou uma grandiosa popularidade para ambas as cantoras pelo país.

Confira abaixo as famosas marchinhas nas vozes das musas:

Emilinha Borba

Marlene

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marlene_(cantora)

http://www.emilinhaborba.com.br/ebbio2.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s