Samuel Beckett

Considerado um dos principais escritores do século XX, o também dramaturgo, romancista e poeta irlandês Samuel Beckett marcou sua geração com um experimentalismo radical. Conhecido como um dos criadores do teatro do absurdo (obras que tinham um tratamento de forma inusitada da realidade) Beckett terminou seus estudos universitários, e viajou para paris, onde conheceu James Joyce, que também é romancista, contista e poeta e é conhecido como um dos autores de maior relevância no século XX. O escritor virou grande admirador de Joyce e sua obra futura possui forte influencia dele.

Em 1930 publicou seu primeiro poema, chamado “Whoroscope”, e algum tempo depois o seu famoso ensaio de Proust. Samuel Beckett viveu entre Dublin, Londres e Paris durante alguns anos até, em 1937, finalmente se estabelecer em Paris. Foi ali que, no inicio da Segunda Guerra Mundial, Beckett juntou-se à Resistência Francesa, acompanhado de sua esposa Suzanne Deschevaux-Dusmenoil e refugiou-se no sul da França, onde continuou escrevendo a novela “Watt”. A partir de então, Samuel abandona o inglês para escrever suas obras em francês e inicia aqueles que serão seus anos mais produtivos.

Em 1953 estréia “Waiting for Godot, a peça que trouxe reconhecimento público ao escritor tanto dentro quanto fora da França. Em 1969 Samuel Beckett é premiado com o Nobel de Literatura e, de 1970 em diante, começa sua fase menos produtiva, mas ainda com alguns projetos na televisão e no teatro.

Em 1986 o poeta começa a ficar gravemente doente e, no final de 1989, vem a falecer, apenas 5 meses depois de sua esposa.

 

Fontes:

http://www.bienalmercosul.art.br/7bienalmercosul/en/samuel-beckett

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_do_absurdo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s