Warhol

O termo “pop art”, que foi empregado pela primeira vez em 1954 pelo critico inglês Lawrence Alloway, surgiu para denominar os produtos da cultura popular advindos principalmente dos Estados Unidos.
Após a grande crise de 29, foi dado ao povo norte-americano um novo padrão de vida, voltado ao consumismo e ao poder de compra: o chamado Sonho Americano.
Como uma espécie de revolta a esse consumismo exagerado das sociedades modernas, as obras de arte deixariam de ser expostas nos museus e os artistas pop mostrariam agora suas criações nos cartazes, pôsteres nas ruas e nas capas dos discos.
Como um dos maiores nomes da pop art está Andy Warhol. O artista que mostra em suas obras principalmente celebridades e produtos de consumo de massa, se apropria da imagem de alguém público, que vemos o rosto todos os dias enfileirados nas bancas de jornal e nas revistas, para mostrá-la como uma informação massiva já gasta, consumida, desfeita.
Provavelmente, sua obra mais conhecida, o rosto de Marilyn Monroe multicolorido é o exemplo da imagem das celebridades estampada e exibida milhares de vezes ao publico que a idolatra.

Marilyn, 1964.

De fato, as obras de Andy Warhol eram vistas como a encarnação perfeita da crítica ao “Sonho Americano”.
Das prateleiras de sopa Campbell’s às milhares de garrafas de Coca-Cola enfileiradas, o trabalho de Warhol constituía-se em chamar a atenção do publico para as coisas vazias e banais daquele período.

Before and After, 1960.

Andy Warhol é, sem duvida, o artista pop mais influente da década de 60. Suas obras mostraram ao mundo a visão daquilo que antes não era arte mais era visto todos os dias, em todos os lugares, só não admirado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s