Beuys

Joseph Beuys nasceu na Alemanha em 1921 e é considerado um dos maiores artistas europeus do século XX. Beuys decidiu seguir carreira na medicina, mas, com a explosão da Segunda Guerra Mundial, alistou-se na Força Aérea Alemã. Após a guerra, o artista foi estudar na escola de arte d Düsseldorf e, em 1961 tornou-se professor de escultura da academia. Em 1972 Beuys insistiu que suas aulas deveriam ser abertas a quem tivesse interesse em assisti-las, mas acabou sendo demitido por isso. Seus alunos protestaram pela saída do professor, que conseguiu o direito de continuar seu ateliê nas dependências da escola, mas não conseguiu seu cargo de volta.

Joseph Beuys produziu em vários meios, tais como vídeo, instalação, escultura e performance. Foi nessa última que, ao conhecer o movimento Fluxus e as performances do grupo, Joseph seguiu uma nova direção, voltada para esse gênero.

Uma de suas obras performáticas é a “I like America and America likes me”.

 

“I like America and America likes me” (1974)

O artista viajou até os Estados Unidos da América e ficou por alguns dias envolvido em feltro numa sala com um coiote, que é considerado um símbolo mágico por alguns povos indígenas norte-americanos. Apesar de ter viajado até os EUA, Beuys não visitou nenhum lugar nem pisou em solo americano.

 

"A Matilha" (1969)

A obra acima chama-se “A Matilha” (1969). A instalação contém uma Kombi e 24 trenós de madeira contendo feltro, gordura e lanternas. Há certa predominância de feltro e gordura nas obras de Beuys. Há um mito que diz que, quando o artista era da Força Aérea, o avião no qual ele viajava foi alvejado e caiu. Beuys foi resgatado e teria sido salvo por ser tratado com ervas e coberto por feltro e gordura. Não se sabe se essa história é realmente verdadeira, mas faz parte do mito que envolve sua figura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s